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Trixbox v. 2.0 A proposta deste documento é fornecer um guia de instalação passo a passo do Trixbox utilizando a VarPhonex como seu provedor de serviço VoIP. Nós incluimos apenas as informações que nós consideramos como necessárias para efetuar uma instalação básica. Você pode sempre visitar http://asteriskathome.sourceforge.net/ de maneira a aprender tudo sobre os recursos oferecidos assim como informação adicional que você possa necessitar.Apenas siga este guia passo a passo e você poderá instalar e configurar seu Trixbox com o serviço da VarPhonex rapidamente!
Sumário O que
é Asterisk? 1 Tarefas de
Pré-Instalação 2 Instalação 3 Protegendo seu
servidor Trixbox 4 Utilizando o FreePBX
para configurar seu servidor Trixbox 5 Outras Tarefas 6 Gerenciamento de Rotas
e números DID
Quem pode usar Trixbox? O Trixbox pode ser configurado de diferentes maneiras de acordo com as suas necessidades e pode ser utilizado por:
Asterisk é um software livre de PABX IP de código aberto que permite que telefones convencionais e VoIP se comuniquem entre si. Cada telefone é configurado como um ramal/extensão do PABX e a maior vantagem do Asterisk é que os ramais/extensões não precisam estar na mesma localização física. Isto significa que você pode ter ramais/extensões espalhadas pelo mundo, desde que estas estejam conectadas à Internet e propriamente configuradas para se conectar com seu servidor. Como em qualquer outro sistema PABX, o Asterisk possui recursos como: Secretária Eletrônica, Conferências e Distribuição de Chamadas entre Ramais. Uma outra vantagem do Asterisk é que
ele permite
que você altere seu Plano de Discagem e outros
Códigos de
Chamada de acordo com sua necessidade. O Trixbox é uma Imagem ISO de um servidor Asterisk pré-configurado que facilita a instalação e configuração. O Trixbox contém uma versão completa do Asterisk e outros aplicativos extras pré-configurados. Depois de instalar o Trixbox, você terá um PABX IP completo que pode ser customizado de acordo com suas necessidades.
1.1 Conheça os requisitos de hardware mínimos e recomendados Quanto mais rápido o sistema que você utilizar para rodar o Asterisk, mais chamadas simultâneas o servidor poderá gerenciar. Um Pentium III 500MHz, 2Gb de HD minimo e 128 Mb de RAM deve facilmente suprir suas necessidades para um consumo doméstico ou de pequena e média empresa. Lembrando que estes são requisitos mínimos. Se você está planejando utilizar o Asterisk em um ambiente corporativo onde Secretária Eletrônica, monitoramento de chamadas e outros recursos serão utilizados, nós sugerimos que você utilize uma CPU Pentium IV com no mínimo 512 MB de RAM e no mínimo 40 GB de Hard Disk.
1.2 Efetue o download da Imagem ISO Efetue o download da última
Imagem .ISO no website http://www.trixbox.org/downloads e grave-a em um CD. Um programa que podemos recomendar para utilização é
o Alcohol 120% localizado em:
1.3 Configure seu Router/Firewall para que o Trixbox possa se comunicar com a VarPhonex via SIP através de NAT Para que o Trixbox possa se comunicar com sucesso com a VarPhonex utilizando o protocolo SIP através de NAT, você têm que se certificar que seu Router/Firewall esteja com as as portas abertas ou "forwarded" para que seu endereço IP LAN/Private atribuído para o servidor Trixbox. Certifique-se de que o endereço LAN/Private seja atribuído estaticamente para o servidor Trixbox e não dinamicamente via DHCP. Na sua configuração de firewall você deve "forward" ou abrir a seguintes portas para o endereço IP do seu servidor Trixbox:
Observação: Nós não oferecemos suporte para IAX ou IAX2. Nós as incluimos na tabela acima apenas como referência.
1.4 Configuração para Endereço de IP Dinâmico A maioria dos provedores de Internet não fornecem um Endereço de IP Estático ou Privado, o qual seria recomendado para rodar o Trixbox. A maioria dos provedores oferecem endereços Dinâmicos (DHCP) o que dificulta a utilização para os usuários de Trixbox. O resolução para este problema é o "DNS Dinâmico".
O que é DNS Dinâmico? DNS Dinâmico permite que um domínio de Internet seja atribuído à um endereço de IP Dinâmico. Esta solução pode ser utilizada por servidores conectador à ADSL ou conexões discadas onde o endereço de IP troca periodicamente. Alguns provedores de DNS Dinâmico fornecem softwares específicos que podem ser instalados no servidor. Estes softwares funcionam ocultos e rastream qualquer mudança no endereço de IP e enviam-os para um banco de dados. Desta forma o domínio estará sempre atualizado com o endereço de IP correto toda vez que mudar. Existem alguns routers no mercado que têm este recurso incluso e que fazem desnecessário a utilização de quaisquer outros softwares no servidor. Tudo que você tem que fazer é criar uma conta com o provedor e configurá-la no router corretamente.
Como utilizar um DNS Dinâmico com o Trixbox? Você precisa editar o arquivo sip.conf. Dentro do FreePBX, clique em Maintenance ----> Config Edit ----> sip_nat.conf. Dentro do arquivo sip_nat.conf adicione o seguinte comando e clique "Update":
Para determinar o seu endereço de rede local (NÃO o endereço IP!!) você têm que saber um pouco a respeito da sua subnet mask (números 255.255.255.0).
Se você está utilizando NAT, digite o seguinte:
O [general] context do seu arquivo sip.conf deve parecer com o seguinte:
Insira o CD que você criou utilizando a Imagem ISO e certifique-se que sua BIOS esteja configurada para efetuar o boot de um CD-ROM ou DVD-ROM. Reinicie o computador e pressione ENTER quando solicitado. Isto irá apagar todos os dados do seu Hard Drive e instalará seu Trixbox. Com o seu servidor Trixbox instalado, você terá todos os aplicativos e um sistema operacional na sua máquina com passwords padrão. É altamente recomendável que você desconecte seu servidor da rede para evitar qualquer invasão de hackers. Após o Linux carregar, o CD irá ejetar. Remova o CD do leitor e espere o sistema reiniciar. Reiniciar o sistema pode demorar alguns minutos, dependendo da velocidade do computador. Logo que este processo estiver completo, efetue o log in no seu novo sistema Trixbox com o user = root e o password que você criou durante a instalação.
3 Protegendo seu servidor Trixbox 3.1 Configure seu servidor Trixbox com um Endereço de IP Estático Para alterar os passwords padrão de sistema, nós precisamos que você atribua ao seu Trixbox um endereço de IP estático. Na linha de comando do CentOS digite:
3.2 Alterando seu password FOP padrão O password padrão para o Flash
Operator Panel é: Observe que 0 é um "zero"
3.3 Alterando seu password meetme padrão Para alternar as configurações
padrões digite o seguinte no prompt de comando do CentOS:
3.4 Alterando seu password System Mail padrão Para alterar o password padrão digite
no prompt de comando do CentOS:
3.5 Alterando seu password Sugar CRM padrão Acesse o Sugar CRM de sua página web digitando HTTP://SeuEndereçoIPAsteriskAqui no seu navegador web. O login e password padrão é:
3.6 Atualizando patches para o CentOS É recomendado que você
instale atualizações
do CentOP. Na linha de comando
do CentOS, rode o seguinte comando:
4 Utilizando o FreePBX para configurar seu servidor Trixbox O FreePBX facilita a configuração do Asterisk fornecendo uma configuração gráfica (através de um navegador web). FreePBX permite que você configure os arquivos de configuração textuais que o Asterisk necessita para funcionar. O FreePBX pode configurar no Asterisk os seguintes
itens: Para propósitos de configuração com a VarPhonex nós precisamos que você habilite alguns módulos no FreePBX. Por favor siga os seguintes passos:
4.2 Configurando um Ramal/Extensão
5. No menu drop down device selecione “Generic SIP device” e clique submit.
Exemplo
OBS: Se o ramal/extensão que você está configurando se conecta remotamente (fora da sua Rede Local) você precisará trocar a opção NAT para yes. Apenas crie o ramal/extensão, salvando as alterações e volte para editá-la. Você verá NAT=never; mude-a para NAT=yes Toda vez que você fizer uma mudança nas configurações e clicar em “Submit”, uma barra vermelha irá aparecer no topo da tela dizendo “Apply Configuration Changes”. Esta barra irá recarregar os seus arquivos .conf. Clique nesta barra para que suas alterações tenham efeito.
4.3
Configurando uma linha tronco para chamadas de entrada e
saída
4.4 Configurando Rotas de Saída Você precisará permitir
chamadas de suas linhas para sair por uma linha tronco
específica. Quando você têm mais de um
tronco, você precisará configurar regras de
discagem (planos de discagem) de maneira a especificar quais chamadas
devem sair por cada linha tronco.
4.5 Configurando Rotas de Entrada OBS: VOCÊ NÃO PODERÁ RECEBER CHAMADAS SE VOCÊ NÃO CONFIGURAR PELO MENOS UMA ROTA DE ENTRADA Configurar Rotas de Entrada irá permitir que chamadas da VarPhonex sejam transferidas para algum lugar dentro do seu PABX IP. Usando o FREEPBX
As Gravações de Sistema irão permitir que você grave os seus próprios prompts de voz ou criar diversos arquivos de voz separados que juntos criem o que você necessita. Para este exemplo iremos utilizar a opção “Built-in Recordings” para criar um IVR que diga “Welcome, please enter your extension number. Thanks for calling”. Usando o FreePBX
4.7 IVR (Recepcionista Digital) Você pode usar a Recepcionista Digital para criar IVR's, ou seja sistemas de URA ou resposta automática. Quando for criado um menu IVR, além das opções convencionais de 0-9, * e #, você poderá tambem utilizar destinos "i" e "t". O "i" é usado quando a pessoa que está discando discar uma tecla inválida, e "t" é utilizado quando não foi clicado nenhum comando. Se estas opções não forem fornecidas, o "t" padrão é tocar novamente o menu por 3 vezes e então desligar, e o "i" padrão é dizer "Invalid option, please try again" e tocar novamente o menu. Após três tentativas inválidas, a linha é cortada.
De maneira a terminar a configuração básica do seu servidor Trixbox vamos rotear todas as chamadas de entrada para a sua nova gravação de sistema “welcome.” Usando o FreePBX
Todas as chamadas de entrada serão roteadas para a gravação de sistema “welcome” permitindo que os clientes selecionem a extensão ou ramal desejado.
Até este ponto nós concluímos uma instalação e configuração básica do Trixbox. De modo a otimizar a performance e utilizar uma quantidade de banda limitada quando fazer ou receber chamadas, nós precisaremos fazer as seguintes configurações:
OBS: A INSTALAÇÃO PADRÃO DO TRIXBOX NÃO VEM COM OS CODECS G723 E G729. SE VOCÊ RESTRINGIR SUA LINHA TRONCO PARA APENAS UTILIZAR ESTES E ELES NÃO ESTIVEREM INSTALADOS VOCÊ NÃO PODERÁ EFETUAR CHAMADAS.
5.1 Instalar codecs de baixo consumo de banda Você pode encontrar os códigos específicos para o seu tipo de CPU no seguinte link: NOTA: Você pode ter que pagar taxas de royalty para os detentores da patente do G.729/723 por utilizar seus algoritmos. Para instalar o codec mova o arquivo .so no diretório /usr/lib/asterisk/modules do seu servidor Asterisk. É muito importante que você escolha um codec de acordo com o CPU que seu servidor tem. No caso de você escolher o tipo errado o Asterisk não irá carregar e apresentará uma mensagem de erro. Tudo que você tem que fazer é remover o arquivo e reiniciar o servidor. Aqui está o comando para remover arquivos no CentOS (Linux): rm filename (substitua “filename” com o nome do arquivo codec) Após você ter determinado o arquivo certo para seu servidor, digite os seguintes comandos no prompt do servidor e aperte enter Assumindo que o arquivo que eu precise seja codec_g729-gcc-pentium4-no-sse.so Digite o seguinte comando: wget http://asterisk.hosting.lv/built-for-asterisk-1.2/ codec_g729-gcc-pentium4-no-sse.so
Assumindo que o arquivo que eu precise seja codec_g723-gcc-pentium4-no-sse.so wget http://asterisk.hosting.lv/built-for-asterisk-1.2/ codec_g723-gcc-pentium4-no-sse.so
De modo a determinar se nós efetuamos o download do arquivo correto, rode os seguintes comandos: asterisk
–r [pressione enter]
Se o arquivo foi carregado corretamente, você verá as traduções abaixo do G729. Efetue a mesma operação para instalação do codec G723. 5.2 Restringir o tronco da VarPhonex para os codecs relacionados acima. Usando o FreePBX
5.3 Restringir o uso de codecs no Asterisk para extensões/ramais remotos. Use um PC em sua rede local que tenha um navegador de internet e conecte-se em seu Trixbox usando HTTP://EndereçoIPdoSeuTrixbox
6 Gerenciamento de Rotas e números DID Existirão momentos onde você precisará apontar diferentes DIDs para diferentes contextos, IVRs (prompts de voz) ou extensões para conseguir a configuração que você necessita. Por exemplo, você pode precisar fornecer dois números diferentes para seus clientes; um para Português e um para Espanhol, por exemplo. Você pode simplesmente querer configurar um DID como seu número principal ms fornecer a cada extensão no seu Trixbox seu próprio DID que funcionará como um número direto. Você pode até configurar dois provedores diferentes no mesmo Trixbox e atribuir um DID para cada um deles. Isto é o que você precisa fazer se você quiser configurar um DID VarPhonex: Obs: Se o DID que você quer configurar está atribuído a um Virtual Number que já têm uma registration string no arquivo sip_nat.conf; você precisará deletá-lo, salvar suas alterações e esperar até que a registration expire na sua sip proxy. Você
pode ver esta registration no painel de controle abaixo da tela
“Virtual Numbers”. Este procedimento assume que seu Virtual Number não esteja registrado no seu servidor SIP Proxy.
Não consigo receber chamadas.
Eu posso receber chamadas mas não consigo realizar chamadas.
O Virtual Number configurado no meu Trixbox não aparece registrado em sip.varphonex.com
Minhas chamadas não têm uma boa qualidade.
Quando eu efetuo uma chamada meu identificador de chamadas não aparece corretamente. Quando você faz chamadas VoIP o sistema irá enviar Toronto, ON e substituir qualquer nome que aparece no Account Info (Configurações do Painel de Controle) para o Virtual Number. Isto é enviado em qualquer chamada realizada através de um VN que não esteja associado com um DID adquirido. Quando você fazer uma ligação para um número fixo convencional através do seu Virtual Number que não é associado a um número DID adquirido para recebimento de chamadas, o identificador de chamadas irá mostrar 6477233283 como o número daonde a chamada foi originada ou ele pode mostrar 588 + seu Virtual Number de 7 dígitos. Quando você realiza uma chamada através de um Virtual Number com um Número DID adquirido, o número DID aparecerá no identificador de chamadas. O sistema irá enviar um Display Name (retirado do account info no seu painel de controle) também (quando chamar um número convencional PSTN através de um Número DID) mas nós não podemos garantir que a operadora de telefonia convencional irá transmitir este nome. Novamente, o nome enviando não é garantido. Nós transmitimos o seu Display Name do Account Info, porém, nem todos as operadoras dão suporte a nossa transmissão de dados e podem confiar na transmissão de outro nome de empresas terceiras para este tipo de informação. Existem áreas também onde a transmissão do identificador de chamadas não tem suporte das operadoras. É raro também que o nome apareça no identificador de chamadas de qualquer celular. O identificador de chamadas não pode ser bloqueado.
Identificador de Chamadas não podem ser manipulados no seu Painel de Controle ou através de um equipamento ou dispositivo VoIP. Nós temos notado casos onde o Identificador de Chamadas é enviado como desconhecido, que pode ser resolvido quando o softphone é completamente desinstalado e reinstalado ou no caso de um equipamento VoIP, deve ser realizado um reset para as configurações padrões de fábrica e reconfigurado. Nós não podemos garantir Identificador de Chamadas. Se a operadora de telefonia do número de destino associar o DID com um Nome, o CID provavelmente será mostrado como Desconhecido, Unknown, Restrito ou apenas permanecer em branco.
Observação sobre suporte Em um esforço para prestar o melhor atendimento possível, nós oferecemos suporte para as seguintes opções para os usuários de Trixbox/Asterisk:
Essa são as únicas opções de suporte que oferecemos no momento.
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